MIRTILOS BORTOLOTTO
   SOBRE O MIRTILO
   NOTÍCIAS
   RECEITAS
   DICAS E NOVIDADES
   GALERIA DE FOTOS
   LOCALIZAÇÃO
   CONTATO
 
 
DICAS PARA CULTIVAR MIRTILO (BLUEBERRY) [ 13-04-2010 ]
 
-Características da Espécie: O mirtilo (vacccinium. spp.), mais conhecido no mundo por Blueberry, é uma planta arbustiva, da família das Ericáceas, que pode atingir entre 1,5 a 4m de altura, conforme o grupo da variedade cultivada, destacamos abaixo algumas características importantes para cultivar essa espécie em hortas e jardins:

-Exigência em água: O mirtilo é muito exigente em água, recomenda-se irrigar diariamente com 1 a 3 litros de água por planta. Após chuvas acima de 20 mm, pode-se suspender a irrigação por 2 ou 3 dias. As plantas não toleram solos encharcados, com deficiência de drenagem.

-Preparo da cova para o plantio: Recomenda-se, abrir uma cova de no mínimo 50cm x 50cm x 50cm, retirar toda terra de dentro da cova. Mistura a esse volume de terra 40 a 50% de serragem ou casca de pinus e ainda 10% a 20% de turfa. Recolocar essa mistura no local da cova, deixando formar um camalhão (monte) acima do nível do solo. Recomenda-se também, agregar a cova 5 a 6 kg de adubo orgânico estabilizado (bem curtido).
Mudas: Mudas muito vigorosas, antes do plantio, devem ser despontadas a 20 cm de altura e desbastadas, deixando-se 2 a 4 hastes

-Plantio: O plantio pode ser efetuado durante todo o ano, desde que as mudas tenham um bom volume de raízes e sejam irrigadas adequadamente. As mudas devem ser irrigadas antes do plantio, para facilitar a retirada da embalagem e não desmanchar o torrão formado. A cova já preparada deve ser irrigada moderadamente, momentos antes do plantio. Abre-se um buraco no centro da cova, do tamanho suficiente para acomodar o torrão com a muda, acomodando a muda com uma pressão moderada ao redor, cobrindo levemente o torrão com mistura da terra da cova. Logo após o plantio, irriga-se a planta com 3 a 4 litros de água. Recomenda-se efetuar uma cobertura do solo (mulch) ao redor da muda com acícula de pinus, casca de pinus ou palha disponível no local, em uma camada de 10cm de altura.

-Fertilização (adubação): Aproximadamente 30 dias após o plantio, a partir do inicio de novas brotações, pode-se adubar com 30 gramas de sulfato de amônio por planta, a cada 30 dias, repetindo 3 aplicações no primeiro ano. Cuidado para espalhar o adubo ao redor da planta, afastado 20 cm das hastes. Próximo ao período de dormência, ou seja, no final do outono pode-se adubar com um fertilizante NPK, com uma fórmula semelhante a 5-20-20, na quantidade de 50g/planta, da mesma forma, afastado em torno de 20 cm das hastes. A partir do segundo ano podem-se aumentar essas adubações em 20%, seguindo a mesma seqüência. Pode-se optar também, por agregar uma ou duas vezes por ano 5 a 6 kg de adubo orgânico estabilizado na superfície, ao redor das plantas, suprimindo assim a fertilização química parcialmente ou totalmente, de acordo com o desenvolvimento da planta.

-Produção: O mirtilo pode iniciar a produção já primeiro ano após o plantio,. Quando adulta, a partir 5º ano, conforme a cultivar e as condições nutricionais, o mirtilo pode produzir de 3 a 6 kg por planta.

Observações importantes:
- O mirtilo prefere solos ácidos, com pH ao redor de 4,5 a 5,5, normalmente nossos solos da região sul do Brasil, apresentam essa acidez naturalmente, portanto deve-se evitar solos que foram corrigidos com calcário.
- Agregar anualmente casca de pinus, serragem ou acícula de pinus em cobertura, uma camada de 10cm de espessura ao redor das plantas é o suficiente. Esse material serve como cobertura do solo (mulch), ajuda a manter a umidade e diminui a germinação de plantas indesejadas.

- O controle de ervas indesejadas (inço), deve ser efetuado periodicamente de forma manual, evitando o uso de enxada, pois as raízes do mirtilo são superficiais e podem ser danificadas.
Fonte: Eng.-Agr. Eduardo Pagot
 
 
Blueberry (mirtilo): os benefícios para a saúde
Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o mirtilo traz à nossa saúde, já se descobriu que o mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos.
 
HIDROTERRAGEL
É um polímero retentor de água que, incorporado ao solo ou substrato, absorve e retém grandes quantidades de água e de elementos fertilizantes.
 
2009 Mudas de Mirtilo